quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Agradecimento




Gisele Silva é a primeira suplente 

A candidata da coligação Colombo Melhor para Todos, Gisele Silva agradece os votos recebidos nas urnas e a confiança da família colombense. Gisele realizou excelente votação e é a primeira suplente.
"Agradeço primeiro a Deus, aos amigos, equipe de trabalho e eleitores pelo voto e oportunidade que me deram, não fui eleita, mais saio vitoriosa, pois tive a oportunidade de apresentar meus projetos e propostas para nossa cidade, para a melhora de vida do cidadão".
O trabalho continua, Gisele Silva volta a presidir a União das Mulheres de Colombo, uma associação que trabalha em defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e demais maus tratos.
Uma das atividades a ser realizada nesse mês é a campanha mundial de conscientização do câncer de mama, Outubro Rosa.
A União das Mulheres realizará ações de prevenção e conscientização.

Outubro Rosa



É OUTUBRO ROSA NO MUNDO INTEIRO


Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama.  Surgiu em 1997 nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.


O LAÇO ROSA


O laço cor de rosa é um símbolo mundial de solidariedade, comprometimento e mobilização em torno da luta contra o câncer de mama. O Paraná está adotando o laço em formato do símbolo do infinito, para lembrar às mulheres que a prevenção é um cuidado que não para.

O QUE É CÂNCER DE MAMA?


É o crescimento desordenado (maligno) de células da mama que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras  regiões do corpo (metástase). O câncer de mama é o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres.
  


PRINCIPAIS SINTOMAS


O câncer de mama não dói. Se você perceber algum destes sintomas procure seu médico.

Aparecimento de um nódulo na mama ou axila;
Alteração na forma ou tamanho da mama;
Alteração no aspecto da pele da mama ou do mamilo;
Saída de secreção pelo mamilo.

  

FATORES DE RISCO


Ter mais de 50 anos;
Maternidade tardia;
Tratamento com hormônios femininos;
Histórico famílias;
Uso de álcool e fumo.
Quanto mais cedo for diagnosticada qualquer alteração nas mamas maios a possibilidade de cura. O exame clínico das mamas e mamografia são formas de fazer a detecção precoce.
O exame clínico das mamas deve ser realizado anualmente por profissional de saúde. 

 

O QUE É MAMOGRAFIA?


A mamografia é um exame de raios-X da área das mamas realizado num aparelho apropriado chamado mamógrafo. O exame permite descobrir tumores bem pequenos ou sinais radiográficos como a microcalcificação que identifica lesões precoces.

O autoexame pode diagnosticar o câncer de mama precocemente?

Esse exame é importante, mas, muitas vezes, tumores em fase inicial não são palpáveis e é exatamente nessa fase que há grande chance de cura. É importante que a mulher conheça seu corpo e identifique sinais de mudanças nas mamas, mas também é essencial fazer a mamografia regularmente.


QUEM DEVE FAZER MAMOGRAFIA?


As evidências mostram que o melhor benefício da mamografia de rastreamento é para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, com intervalo máximo de dois anos entre os exames. Tem como objetivo o monitoramento das mulheres saudáveis, com a realização de exames regulares a fim de diagnosticar precocemente possíveis casos da doença e diminuir a taxa de mortalidade na faixa etária de maior risco e incidência.
Já as mulheres consideradas de risco, conforme história familiar, devem começar a fazer o exame a partir dos 35 anos, seguindo a orientação do médico. Portanto, a avaliação clinica, realizada pelo profissional de saúde, é muito importante para decidir o início e o intervalo da realização dos exames de mamografia.


A COMPRESSÃO DA MAMA DURANTE O EXAME É REALMENTE NECESSÁRIA?


Sim, a compressão da mama é muito importante para fornecer ao médico uma imagem com qualidade adequada. A compressão deve trazer apenas um ligeiro desconforto durante o exame, mas deve ser encarada pela mulher como um benefício para o diagnóstico.
  

PROCURE A EQUIPE DE SAÚDE PARA FAZER O EXAME DA MAMA. ELA INDICARÁ QUANDO E COMO REALIZAR A MAMOGRAFIA.

 

NÃO É NECESSÁRIO TER SINAIS OU SINTOMAS PARA FAZER A MAMOGRAFIA

 

O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA AUMENTA A POSSIBILIDADE DE CURA