sábado, 17 de dezembro de 2011

Agenda: Inscrições para eleição do Conselho Tutelar vão até dia 20

Todos são considerados pré-candidatos no ato de sua inscrição e o documento de cada um passará por apreciação de técnicos

 
Após três anos da última eleição para o Conselho Tutelar, a Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Ação Social e Trabalho, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) anuncia que as inscrições para nova eleição do Conselho Tutelar de Colombo vão até dia 20 de dezembro. O conselheiro tutelar precisa ter idade igual ou superior a 21 anos, nível médio e não ter antecedentes criminais, entre outros requisitos constantes no edital.
“É importante que a sociedade participe ativamente da votação, que divulgaremos data e local em breve, e que escolha pessoas que tenham perfil voltado para o amparo da população dessa faixa etária. É essencial que essa pessoa tenha disposição para desenvolver ações constantes, que minimizem os problemas existentes com esta população de crianças e adolescentes”, enfatiza a secretária da Ação Social e Trabalho, Denise H. G. Camargo.
Conselho Tutelar
Denise lembra ainda a importância de ressaltar que o Conselho Tutelar não tem por obrigação amparar ou educar o adolescente, que é uma instituição que presta apoio e mostra a direção correta a seguir. A incumbência da educação e da disciplina a eles destinados é da família e por essa razão a participação na escolhas dos novos membros deve ter a participação maciça da sociedade.
 Eleição
Os responsáveis elucidam que no ato da inscrição, cada concorrente se torna um pré-candidato. Nessa etapa, a comissão eleitoral fará a análise da documentação dos inscritos. Só depois dessa apreciação os candidatos que estiverem com a documentação correta, estarão aptos para a próxima etapa, onde os candidatos devem participar de uma capacitação sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, após disputam eleição através de votos. A posse do novo Conselho está prevista para maio.

Serviço

Os interessados podem procurar informações na Secretaria Executiva dos Conselhos, através do número 3666-4962 com Rosângela ou Ester.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desigualdade de Gênero na Política:

  Desigualdade de Gênero na Política: Empoderando as Mulheres para a Participação Plena A desigualdade de gênero na política é um desafio pe...