quinta-feira, 26 de abril de 2012

União das Mulheres é destaque no Jornal de Colombo

Na edição de hoje (26), o Jornal de Colombo traz a matéria da reivindicação da União das Mulheres de Colombo para a instalação de uma Delegacia da Mulher no município.


Mulheres de Colombo reivindicam Delegacia da Mulher no município 
Mulheres de Colombo reivindicam Delegacia da Mulher no município
Na sessão ordinária desta terça-feira (24), a União das Mulheres de Colombo protocolaram um abaixo assinado reivindicando a instalação de uma Delegacia da Mulher no município.
O pedido que já conta com 7 mil assinaturas foi aprovado pelos vereadores e será encaminhado ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
A delegacia, se instalada, será especializada no atendimento de ocorrências sobre tipos de violência cometida contra a mulher, como violência de gênero, intra-familiar, doméstica, física, sexual, psicológica, financeira e institucional. Conforme o Censo 2010, último realizado, Colombo possui 107.988 mulheres e 105.039 homens residentes, cerca de 1 % a mais de mulheres.
A Lei Maria da Penha, número 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, descreve que todas as cidades com população acima de 60 mil devem ter uma delegacia especializada para as mulheres. A lei cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal.
De acordo com a presidente da União das Mulheres de Colombo, Gisele Cristiane da Silva, a maioria dos casos do município é com as mulheres, se houver a delegacia especializada os casos atendidos nos Distritos irão diminuir. “Em vez de trabalhar com 30 casos, poderão trabalhar com 14 casos e o trabalho será mais bem desenvolvido. As mulheres poderão ser atendidas com dignidade, mais humanizado, pois hoje o atendimento é como mulher de bandido”, afirma Gisele.
O presidente da Câmara, Onéias Ribeiro, parabenizou a iniciativa da instituição. Segundo ele, é uma diferença importante para o município. “Quando uma única mulher entra na política, muda-se a mulher. Quando várias mulheres entram, muda-se a política”, explana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher Segura 20 Dias De Operação

Operação Mulher Segura: Um Passo Importante Rumo à Proteção das Mulheres Nos últimos 20 dias, a Operação Mulher Segura, uma iniciativa lança...